terça-feira, 31 de maio de 2011

Praias fluviais zona centro do Pais 2010




Praias fluviais zona centro do Pais 2010



Inicio de mais um ano de férias mais uma vez marcada por algumas alterações, pela primeira vez não saímos de noite e não levamos o Bocas.



Sábado dia 30/07/2010 alvorada para irmos levar o Bocas ao hotel para cães, almoço seria em casa pois a tarde tinhamos o ultimo adeus ao amigo José Francisco (Charonca). No fim de tarde saímos rumo a praia do Alamal (Gavião) onde chegaríamos as 20.00 horas, lá conseguimos um buraco para encaixar a joaninha, os miúdos estavam ansiosos por ir tomar banho o que não tardou, uma hora depois já tinham dois amigos o Duarte e a Sara.

O jantar seria uns petiscos no bar da praia, com o ultimo banho as 23.00 horas
Já passava das 24.00 horas quando recolhemos a Autocaravana (AC).

Dia 01/08/2010 despertar as 8.00 com um pescador mesmo encostado a AC, aproveitei para ir tirar umas fotos, qual não foi o meu espanto quando vi que o amigo Duarte que já estava a espera do André para irem brincar.

Como o tempo estava mal encarado resolvemos ir andar de barco, mas quando nos dirigiamos ao mesmo o dono disse que tinha perdido a chave, realmente não era o nosso dia, então mudança de planos com passeio ao longo da margem do rio até ao Castelo Belver, pelo caminho ficam uns banhos de torneira.

O castelo estava em obras não pudemos visitar o mesmo, de qualquer maneira a vista que o mesmo tem, vale bem a viagem.

Regresso a praia brindada com um mergulho, mas a malta pequena já estava cheia de fome, resolvemos comer umas sandes para podermos ir ao banho.

A tarde seria andar de barco e canoa, com o "cota" de rasto no final do dia, jantamos todos juntos na praia e mais uma noitada garantida.

Dia 02/08/2010 Praia da parte da manhã com saída marcada para a tarde, o nosso roteiro eram as praias fluviais, mas o pai do Duarte tinha reserva feita no hotel do Caramulo, os miúdos começaram a trocar ideias e eis que surge a possibilidade de irmos até Castanheira de Pêra, onde acabaríamos por pernoitar. A seguir ao jantar fomos brindados com a visita de duas raposas junto da AC.

Dia 03/08/2010 fomos os primeiros a chegar a piscina onde passaríamos o dia, final da tarde marcado por momento de tristeza os miúdos tinham que se separar.

Continuamos a nossa viagem direcção a praia Fluvial Poço Corga,

As aguas eram muito limpas, só não ficamos pelo estacionamento, seguia-se Praia Fluvial Mosteiro

Bom aspecto mas pouco estacionamento, ainda não seria desta. Jantar junto a Barragem do Cabril,

não obteve consenso para ser local de pernoita, ainda tentei Praia do Carvoeiro, local onde pela primeira vez disse a minha Amaral que não estava nada a vontade para ficar ali, foi então que resolvi optar pela AS Mação onde acabaríamos por fazer a manutenção da AC.

Dia 04/08/2010 visita Praia fluvial Ortiga tornando-se a maior desilusão águas sujas, o aspecto não tinha nada a ver com o que se pode ver na net.

Opção Froia e esta sim é realmente muito bonita, e muito limpa para além de dispor de um bar de apoio com uns petiscos divinos, que diga a Inês que comeu um crepe de chocolate com mais de 30 cm. Só é pena é o estacionamento ser muito inclinado, teriamos ficado mais tempo.

Mesmo assim o dono do bar ainda nos deu como conselho dormir na  praia fluvial Aldeia Ruiva.


Dia 05/08/2010 manhã destinada a banhos não fosse a mesma apresentar um caudal muito baixo o que fez com que fossemos para praia fluvial Alvito da Beira.Viria a revelar-se uma das melhores que conhecemos. A manhã de praia, com almoço numa sombra e uma parte da tarde de banhos. A destacar que os donos do bar eram umas verdadeiras b..es..tas.. o que fez com que fossemos a procura de outro local.

A praia fluvial de Cambas em Oleiros, surgiu como hipótese pois a Cristina tinha falado com uma amiga nossa que tinha dito muito bem de uma praia em Oleiros, resolvi arriscar apesar de achar o acesso difícil. Uma grande aventura pois o acesso era realmente a pique, após descer pensei, "é desta que já não a tiro aqui", mas enfim tínhamos que ultrapassar isso, era hora de irmos a banhos. Após uma hora no local resolvemos ir embora e abençoada a hora que o fizemos, uma  saída com muita inclinação no entanto menos do que a da entrada, uff...uff...esta nunca mais.

A próxima da lista era Janeiro de Baixo,

Outra que não iria merecer muito perca de tempo, leito do rio muito baixo e as imediações da Praia Fluvial mal tratada fez com que fossemos a procura de outra. Esta era a Barragem STª Luzia, chegamos ao final do dia, mas ainda deu tempo para um passeio de BTT antes do jantar; após o mesmo fomos beber um café ao café do  Sr.Manuel, onde ficaríamos até a 1.00 hora em amena cavaqueira com gentes da terra.



Dia 6/08/2010 despertar matinal para ir jogar mini golfe, fomos aos cafés para tentar saber como seria para tratar do aluguer dos tacos, responderam que só as 12 horas é que estava lá a pessoa responsável. Resolvemos ir a banhos na piscina com flutuadores; simplesmente espectacular, quer a agua quer a vista, uma manhã bem passada.

Já passava das 12.00 quando resolvemos ir a procura do responsável pelo aluguer do mini golfe, nada ainda, não tinha chegado será que existe??.

Desistimos, fizemo-nos a estrada para ir abastecer e seguir até as minas da Panasqueira, outra má opção a estrada esta completamente destruída???, não devia ser um local de atracão turística? Entretanto como ia sendo horas de almoço o  local escolhido para o mesmo foi Góis.

A tarde optou-se pela Praia Fluvial Penacova, local interessante mas com poucas condições para AC. 

A muito que queria conhecer a primeira área de serviço construída em Portugal, finalmente iria acontecer, visitamos o Lorvão para a manutenção enquanto isso a Cristina aproveitou para ir a mercearia da terra para comprar fruta.

A pernoita já seria em São Martinho Seia.



Dia 7/08/2010 almoço com a malta da Amoreira o grupo da Sexta-feira (hoje).

Fomos beber um cafezinho a Senhora dos Verdes antes do almoço com o Ribeirolas, a tarde fomos visitar um turismo rural a Gouveia, sendo que o jantar estava reservado para ser em família em Seia. A noite fomos até Gouveia ver as festas, já com o dedo grande do pé com um grande lanho (pequeno incidente).



Dia 08/08/2010 Piquenique na Serra da estrela, local escolhido Vale do Rossim, onde ainda deu para fazer um pouco de canoagem e natação.

Final da tarde fomos brindados com uma trovoada, acabaríamos por ir dormir a Manteigas.



Dia 09/08/2010 Visita ao Sogro em Manteigas e almoço em família com o cunhado Zé António no Vale do Zêzere, um barrete mas enfim…

Café seria no jardim em Manteigas onde a minha sobrinha Sófia iria dar um show de banhos no fontanário.

A tarde fomos até a praia fluvial da Reboleira muito bem arranjada é um dos lugares que eu pessoalmente gosto de estar.

O Jantar viria a ser na casa da Tia Teresa e do tio Joaquim Barriga, finalmente resolvemos a questão das partilhas do Colhereiro, a Inês tirou o papel da sorte sendo que nos saiu a parte de cima do terreno.



Dia 10/08/2010 visita a vila de Manteigas, para beber café com a Tia Delfina e comprar Pão, seguia-se visita ao Colhereiro para sabermos o que era de cada um.

Ao descer ainda iriamos visitar as Forcadas, finalmente saímos de Manteigas opção AS Valhelhas, seguida de visita a praia entrada 4€, para estacionar ao sol, com agua suja, e de realçar que a quantidade de beatas eram superiores aos graõs de areia; nota muito negativa ao local, não tem capacidade para albergar o numero de pessoas que vão lá.

17.00 horas rumamos a Praia fluvial Aldeia Viçosa, visita antes de estacionarmos, para ver se ficariamos para o dia seguinte. No entanto os escorregas em mau estado, piscina cheia de verdete, sobrava uma margem do rio onde aquela hora eram tantos ao banho como moscas, os incêndios que tinham deflagrado nesse dia naquela zona também não foi de grande ajuda. Foi deliberado em família que esta não iria merecer a nossa estadia, um pequeno lanche a bordo da Ac e eu resolvi colocar no GPS Guimarães para ver quantos kilometros seriam; olhamos uns para os outros e bastou um sorriso,todos concordamos. As 23.00 horas e lá estávamos nós na casa do Sr.João a beber uma garrafinha daquele branco verde geladinho.



Dia 11/08/2010 visita a Esposende para tomar banhos de praia, mas o dia não ajudou muito pois não parava de chover e um intenso nevoeiro;  foi então que resolvemos ir até as piscinas Municipais já conhecidas da família pelas sua ondas, desta vez levávamos o primo Christophe e a prima Inês. Ojantar seria em Guimarães no PX, local já conhecido e de visita obrigatória (pela sua "Francezinha"). Ao final da noite ainda fomos visitar o Sr.João acabando por tomar um "comprimido verde especial" para dormir, eh..eh..



Dia 12/08/2010 Alvorada tardia com direito a café e despedida rumo a Quiaios, local de visita obrigatória da família, brindados pela bandeira vermelha, nevoeiro e vento, visita a praia e ao parque. O André entretanto namorava uma prancha de Skimboard que acabaria por comprar. Após reunião em família resolvemos ir dormir a São Martinho do Porto.



Dia 13/08/2010 Manhã de praia para o André estrear a prancha enquanto eu dei uma corridinha antes do banho.

O almoço estava previsto para o Baleal, uns hambúrgueres no bar da praia, no entanto a Inês iria optar por um mega cachorro.

A tarde seria de grande exibição do André na sua nova prancha enquanto o pai desfilava este seu magnifico físico no areal. 

O final do dia seria marcado pelo regresso a casa pois tínhamos chegado ao fim das nossas férias.

Para os miúdos ficará a lembrança dos amigos que fizeram na Praia do Alamal, para os pais ficam na memória Alvito da Beira, Froia e Santa Luzia.

E a promessa de mais um ano cá dentro para fazer mais umas quantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário