sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pirinéus 2009


Agosto 2009 Pirenéus

30/07/2009 Início de viagem as 23,20 rumo a Castelo Branco local escolhido para a primeira pernoita.
Dia 01/08/2009 despertar de uma noite não muito bem dormida devido ao ruído, mas compensada pelo dia que nascera chuvoso, o ideal para passar a Espanha.

Pelo caminho fica uma paragem para o almoço em Valladolid , restante viagem directa, com paragem já em território Francês, nomeadamente em Vieux- Boucau-les-Bains. A chegada um aguaceiro daqueles a lembrar um belo dia de Inverno, enquanto a Cristina preparava o jantar eu fui comprar pão a uma mercearia de bairro, como já não havia pão a senhora disse que só tinha "Pain de Mie": e eu com o meu francês de bolso disse sim, (a minha mulher gosta muito de pão de milho) ,resultado final Pão rico, primeiras gargalhadas em família durante o cafezinho na pizzaria junto a praia.




Dia 02/08/2009 despertar para ida a praia apesar do mau tempo aproveitamos para passear, café na esplanada para planearmos o resto do dia; optamos por ir de bicicleta 30 km a volta do Lago, brindados no final com um mergulho no Lago; o local ficará marcado na memoria de todos pelos mergulhos de bóia da Inês.

A tarde rumamos até Mimizan Plage local escolhido para pernoitar; pelo caminho aproveitamos a Área de Serviço (AS) para procedermos a manutenção da nossa Autocaravana(AC).


Dia 03/08/2009 Manhã de Praia apesar do dia teimar em despertar nublado mesmo assim fomos insistindo, areal enorme e o mar muito agitado, muitos nadadores salvadores e um Helicóptero de apoio, parece Portugal???  
Jogo de futebol muito renhido entre pai e filho brindado com uns mergulhos.
Após almoço visitamos a capela de ORTHEZ, seguindo-se a margem do rio em DAX e a Vila fortificada de NAVARRENX está ultima é realmente muito bonita, finalmente o LAC DE CASTET, onde acabaríamos por jantar e pernoitar na companhia de um casal Holandês que adorou provar um medronho…eh…eh…

Dia 04/08/2009 Passeio pedestre para reconhecimento do parque, depois um pouco de btt e finalmente os pequenos fizeram o mesmo de Poney.




Já a manhã estava quase passada resolvemos ir a AS de LARUNS, onde acabaríamos por almoçar. A tarde seria a subida aos Pirenéus marcada por um trajecto do GPS por uns caminhos para BTT; mas enfim lá chegamos ao pico do COL D´AUBISQUE, aproveitamos para comprar uns recuerdos e dar descanso a Caracoleta.


Descida para LURDES, com paragem na margem do rio para observar uns rápidos, ainda não foi desta, quem sabe se para o ano???



Era chegada a hora de dormir e não achava nenhum sítio que me fizesse sentir em segurança a opção foi o Parque campismo 22€ para estadia, realmente isto não é para mim.
Dia 05/08/2009 marcado por visita as grutas GROTTES DE BETHARRAM, uma verdadeira maravilha com muita adrenalina a mistura; passeio a pé, de barco e de comboio de mineiros; este ultimo mete respeito. O almoço e a manutenção da AC na AS de BAGNERES DE BIGORRE, avistava-se outra etapa pelo VALL D´ARAN, com destino a BAQUERA, culminando em PORT DE LA BONAGUA 2072 onde acabaríamos por assistir a uma trovoada daquelas de meter respeito.



Dia 06/08/2009 Despedida dos companheiros espanhóis e descida rumo a ANDORRA, pelo caminho paragem em SORT terra conhecida pelo jogo.
Tarde de compras, tabaco e perfumes. No final do dia rumamos a AS de MONT LOUIS, chegada ao mesmo marcada por uma aventura; a entrada da nossa AC pelas muralhas com toda a gente a olhar de lado, foi ai que percebemos que a coisa ia ficar feia, ruas estreitas com os espelhos a roçarem nas paredes uma aflição, mas lá se resolveu.

Dia 07/08/2009 visita a vila para compras e para enviar uns postais a família, seguindo-se mais uma etapa nos Pirenéus rumo a PORT-VENDRES na costa francesa, zona muito bonita mas muito ventosa, os miúdos e o pai já tinham vontade de ir a banhos, foi então que resolvemos ir até EL PORT DE LA SELVA já território espanhol onde acabamos por pernoitar.

Dia 8/08/2009 Fomos os primeiros a chegar a praia e os primeiros a ir ao banho, passamos a manhã na praia acabando por almoçar por lá, e a tarde o trajecto seria de retorno a França mas desta vez pela fronteira da JUNQUEIRA, onde fizemos uma paragem técnica para mais umas comprinhas.





Já na costa francesa a opção seria CANET, uma verdadeira maravilha km,,,km…de praia com muito  estacionamento, Após uma ida a banhos fomos fazer o reconhecimento da vila tínhamos que encontrar uma lavandaria, e um local para jantar foi então que descobrimos um pronto a comer com uma paelha que ficará na memória de todos quer pela quantidade quer pela aventura de ter batido com o para choques num carro estacionado.

Dia 9/08/2009 manhã marcada pela logística de ir colocar a roupa a lavar na lavandaria seguido de passeio de bicicleta, deu para conhecer uns bons km de praia, o que abriu o apetite a malta para mais umas horinhas de praia e estas prometiam, íamos inaugurar a nossa canoa nova.
Realmente resultou ao ponto da nossa  Inês adormecer a bordo da mesma.
Já a tarde ia longa quando começamos a avistar uma trovoada, eram horas de procurar uma AS para proceder a manutenção da AC, optamos por LATOUR BAS ELNE 66200, escolhendo como Local de pernoita BARCARES, pois havia festa essa noite.


Dia 10/08/2009 O dia prometia ser bastante divertido, manhã de praia, a tarde já estava reservada para visita a reserva africana de SIGEAN, não há palavras para descrever a mesma, uma experiência que todos recordarão de certeza.

A tarde chegava ao fim e eram horas de procurar o jantar, um franguinho assado a beira mar em PORT LA NOUVELE, em pleno areal onde deslizam os carros, parecia estarmos no meio do deserto, mas infelizmente não podemos dormir por aqui, pois era proibido, foi então que resolvemos ir dormir a NARBONE PLAGE.

Dia 11/08/2009 marcado por manhã de praia seguindo-se caminhada pela costa com paragem em CAP´DE ADGE, MARSEIAN PLAGE, e por fim SETE junto a costa umas centenas de AC ao longo da praia.

Dia 12/08/2009 manhã de praia e opção de não avançarmos mais na costa e pelo contrario resolvemos regressar a CANET, para mais uma noite de jantarada desta vez Lasanha???  

13/08/2009 Passeio matinal de bicicleta até ST CYPREIN, visita a mesma com o regresso até a AC já com o André de rastos enquanto que a Inês segurava a caixa dos bolos com um olho aberto e outro fechado. Almoço na mesma, e a tarde deu-se o inicio da pratica de bodyboard por parte da Inês; ao final do dia regressamos a NARBONE PLAGE para os muídos andarem de carrossel e trampolim.

14/08/2009 manhã de praia, já que de tarde acabaríamos por iniciar nova rota rumo a CARCASONE, antes procuramos a Catedral de NARBONE, não conseguimos lá chegar, no entanto fizemos todas as ruas da terra, por fim descobrimos VILLENEUVE- MINERVOIS complexo desportivo com AS e estacionamento para 100 AC; éramos uma meia dúzia estacionados, ainda era cedo para o jantar então resolvemos ir dar uma voltinha de bicicleta aproveitando para conhecer a terra e beber uma cerveja.

5/08/2009 Era altura de reforçar os stocks alimentares e proceder a faxina dentro da AC, para além de por a escrita em dia do diário de bordo.



A manhã ainda ficaria marcada por visita a uma adega cooperativa familiar, onde se inseria visita a moinho de vento com explicação para os miúdos de como se faz a farinha, no final da visita ainda compramos umas garrafinhas de Rosé para mais tarde recordar.

A tarde estava destinada para a visitar  CARCASONE, assistimos a um espectaculo medieval onde uns dos intervenientes acabaria por cortar acidentalmente a  testa ao colega; restante visita marcada por área comercial massiva. (Óbidos em larga escala) a pernoita foi em AUTERIVE

16/08/2009 Visita a vila e fazer umas comprinhas, almoço em VENERQUE. A tarde fomos a banhos nas correntes do rio L ´ARIEGE, final da tarde rumamos a PORTET, para visitarmos o Marco e a família, onde acabamos por ficar dois dias, com a Cristina a rever a madame Coleoni.


Dia 18/08/2009 Manhã reservada para uns mergulhos na Piscina, depois segui-se a manutenção na AS SAINT MARTORY, e inicio de regresso a Portugal com uma etapa de 729 km até SALAMANCA, estas
são daquelas estiradas  que digo sempre que não volto a repetir, mas enfim…
Dia 19/08/2009 Ainda faltava 168 km até VILAR FORMOSO, local de paragem obrigatória para proceder a umas compras, depois seguia-se ALMEIDA, local desconhecido para a família mas o qual recomendamos vivamente, aqui pode-se ver a diferença dos estrangeiros na divulgação e valorização dos seus locais culturais.


Final do dia, SÂO MARTINHO para irmos a piscina municipal, e respectiva visita familiar.


Dia 20/08/2009 visita matinal ao Parque das SRª DOS VERDES em GOUVEIA sendo que o almoço estava marcado para o MONDEGUINHO, antes ainda houve direito a banhos no VALE DO ROSIM, onde acabaríamos por ficar o resto do dia.

Dia 21/08/2009 altura para regresso com direito a passagem por MANTEIGAS, visita para banhos e almoço na praia de VALHELHAS, a tarde seria de regresso a casa.
Para o futuro ficara sempre na memória as paisagens magníficas que pudemos observar, e  como local de eleição fica CANET.

Um comentário:

  1. Gosto acima de tudo da perninha da Nêsoca sempre a fazer aquela pose de senhora!!!=D...Familia Tartarugos sempre a abrir!!!=D****
    Marta Cunha

    ResponderExcluir